O Natal se aproxima. Para a maioria das pessoas essa é a melhor época do ano, porque temos confraternização, compras, festas, amigo secreto, decoração do condomínio e também das residências.
Exatamente por isso, não só o Síndico como todos os moradores devem ficar atentos aos cuidados com as instalações das luzes de natal (piscas, cascatas, redes, etc). Verifiquem se a fiação elétrica está em boas condições e também se comporta o excesso de plugs das tomadas.
O cuidado deve começar na hora de comprar o material. Nas embalagens do pisca-pisca deve haver informações de potência, voltagem e modo de uso.
Tomadas sobrecarregadas, produtos sem o selo do INMETRO e até árvores de Natal podem oferecer riscos de incêndio à população durante as comemorações de fim de ano.
A Eletropaulo, companhia responsável pela distribuição de energia na Região Metropolitana de São Paulo, divulgou algumas orientações e dicas que, se utilizadas, podem evitar transtornos durante esse período.
A companhia recomenda que não sejam feitas emendas nos fios de ligação das luzes de Natal. Durante a instalação, os circuitos devem sempre estar desligados. Para evitar choques, uma dica é não subir em estruturas metálicas enquanto as luzes são ligadas.
Além disso, a posição da árvore de Natal dentro das casas também deve ser pensada. A Eletropaulo recomenda que a árvore seja posicionada longe de cortinas, para que, em caso de curto-circuito, elas não propaguem o fogo. Outro alerta é com relação a utilização de benjamins, uma vez que a sobrecarga de tomadas também pode gerar curtos-circuitos.
Outra consequência do aumento do número de lâmpadas nessa época do ano é o crescimento do consumo de energia. Para diminuir as despesas, lâmpadas de LED são as mais indicadas, pois consomem menos.
Com todos esses cuidados, temos certeza de que seu Natal será mais seguro e feliz.
Genilda Marques de Souza – Advogada
Deixe um comentário